quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS AO AR LIVRE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL




            Os pais têm uma infinidade de preocupações com seus filhos, que começam bem antes do seu nascimento, são uma porção de cuidados que devem ser tomados. Desde cuidados com a saúde, com a alimentação, com a educação, e entre outras inúmeras preocupações que tomam conta da vida e do tempo dos pais.
            Quando é chegada a hora de colocar a criança numa creche, escola, ou qualquer outro segmento educacional, os pais devem se preocupar se a escola oferece infraestrutura correta, se toma cuidados com os alimentos, se os profissionais deste estabelecimento são competentes às funções que ocupam, e entre outros. Um quesito muito importante para a criança, seja na escola, direcionada por profissionais, ou em casa com os pais são as brincadeiras ao ar livre para educação infantil. É necessário que a criança tenha contato com o mundo exterior e com brincadeiras que incentivem elas a superar desafios, e estimular a competição saudável, isto é fundamental para o desenvolvimento da criança.
            As brincadeiras ao ar livre são de simples organização e dinâmica, da qual as crianças podem interagir entre si, aprendendo a importância de um trabalho em equipe, mesmo que de maneira sucinta, pois é desde a infância que as crianças devem aprender a conviver com as outras pessoas, respeitando a dificuldade e os limites de cada um, aprendendo a ganhar e perder de maneira saudável, e nada como boas brincadeiras para ensinar este tipo de coisa, da forma mais divertida possível.             O parque infantil é propício para a brincadeira de faz-de-conta, é nele que a criança fica livre para imaginar e criar, de forma lúdica, as mais diversas brincadeiras, expressando seus sentimentos, sua forma de ver o mundo.     No espaço do parque a criança amplia suas escolhas, seu repertório de ações, sente-se livre, autônoma, criativa, desenvolve suas habilidades motoras, relações sociais, interativas, afetivas e interpessoais como a amizade e a solidariedade.     No momento do parque infantil a criança procura demonstrar seus sentimentos, sua imaginação, transformando fatos de sua realidade em brincadeiras de faz-de-conta. A mesma fica livre para se expressar e representar suas vivências. No parque infantil a criança tem sua capacidade de escolha mais ampliada, podendo escolher os brinquedos que deseja por ser um ambiente aberto, cria através do faz-de-conta, brincando de maneira livre e tento o mundo em suas mãos, ela interage com o meio, com outro, faz trocas de experiências, relata e representa o que vive e sua cultura. O faz-de-conta contribui para uma formação sólida da criança para sua vida em sociedade, para sua construção quando cidadão. No momento do parque é que o diálogo, a linguagem e certas regras como aprender esperar sua vez e os cuidados com o corpo se sobressaem.
            As crianças do berçário I acompanhadas pelos seus professores fazem das brincadeiras no parque um momento de desafios onde cada criança vai em busca de novas descobertas desenvolvendo assim suas capacidades de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário