O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar favorece uma relação de confiança dos pais com a escola, que vai se refletir no desenvolvimento físico, intelectual e emocional da criança.
A escola tem a função de educar, cuidar e ensinar. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua permanência na escola.
Assim a escola passa a cumprir na sua totalidade seu papel de instituição transmissora, não só dos saberes formais, mas também dos saberes informais repassados pela família primeira educadora da criança.
Justificativa: a escola precisa educar para a vida, iniciando o seu trabalho com a valorização da criança e de sua família.
Objetivo geral: o tema será desenvolvido de acordo com os princípios básicos de saberes culturais, conscientizando a criança sobra a importância do núcleo familiar de cada um.
Objetivos específicos:
· Identificar os componentes que formam uma família, através de gravuras e fantoches;
· Conversar com os alunos sobre a harmonia em família, felicidade, sem brigas;
· Desenvolver a expressão oral através de questionamentos;
· Desenvolver a coordenação motora, percepção auditiva e expressão corporal através de cantos e dança;
· Realizar cartaz com figuras da família recortadas de revistas;
· Fazer um cartaz simulando um ônibus e que os passageiros são as crianças, através de tintas.
Professoras: Monica Fell, Liliane Krug, Jurema Caricini, Ana Piovesan, Elma Etges.
Estagiária: Paloma Sartori.
Pintando a mão com tinta.
Confecção dos passageiros para o ônibus.
Prontos para o passeio.
Pintura com cola glitter.
Porta retrato da família.
Pintura com lápis.
Confecção dos fantoches da família para contação de histórias.
Berçário II unido.
Contando história com fantoches.
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