quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Berçário III


O Centro de Educação Infantil Rosa Branco está trabalhando o projeto “Explorando o Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
Dentre os objetivos um deles está conhecer o famoso escritor de literatura infantil Monteiro Lobato.
Foi apresentado as crianças do Berçário III a bibliografia do escritor e algumas de suas obras. E em seguida foi realizada uma atividade onde as crianças decoraram a moldura de um quadro com a imagem de Monteiro Lobato.
As crianças da turma Berçário III também conheceram a história da Boneca Emília e em seguida confeccionaram uma boneca com materiais diversos como: palito de picolé, tinta, EVA e papel crepon.



É uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula da fala inventada pelo doutor Caramujo. A partir daí, fala como uma matraca. Emília é muito independente, a tal ponto que ela mesma se auto define como "independência ou morte". É também uma filósofa que acredita que "a verdade é uma espécie de mentira bem pregada das que ninguém desconfia".


A Importância da Literatura na Educação Infantil



Sabemos que é desde cedo que se criam os hábitos, e a leitura, é um deles. Pensando assim as professoras do Berçário II , Raquel, Karen e Luana do CEI  Rosa Branco estão desenvolvendo com as crianças o projeto sobre literatura , Explorando o Sítio do  Pica-Pau Amarelo.
A primeira atividade realizada foi um Teatro de palitos onde foi contado a história de alguns dos personagens do Sítio do Pica-Pau. As crianças assistiram entusiasmadas.




Também foi realizado uma visita a um Sítio na Vila Kennedy em Luzerna, onde a turma do B II divertiram e brincaram vendo os animais que vivem no Sítio e saborearam um delicioso lanche preparado pela dona Odete.





A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS AO AR LIVRE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL




            Os pais têm uma infinidade de preocupações com seus filhos, que começam bem antes do seu nascimento, são uma porção de cuidados que devem ser tomados. Desde cuidados com a saúde, com a alimentação, com a educação, e entre outras inúmeras preocupações que tomam conta da vida e do tempo dos pais.
            Quando é chegada a hora de colocar a criança numa creche, escola, ou qualquer outro segmento educacional, os pais devem se preocupar se a escola oferece infraestrutura correta, se toma cuidados com os alimentos, se os profissionais deste estabelecimento são competentes às funções que ocupam, e entre outros. Um quesito muito importante para a criança, seja na escola, direcionada por profissionais, ou em casa com os pais são as brincadeiras ao ar livre para educação infantil. É necessário que a criança tenha contato com o mundo exterior e com brincadeiras que incentivem elas a superar desafios, e estimular a competição saudável, isto é fundamental para o desenvolvimento da criança.
            As brincadeiras ao ar livre são de simples organização e dinâmica, da qual as crianças podem interagir entre si, aprendendo a importância de um trabalho em equipe, mesmo que de maneira sucinta, pois é desde a infância que as crianças devem aprender a conviver com as outras pessoas, respeitando a dificuldade e os limites de cada um, aprendendo a ganhar e perder de maneira saudável, e nada como boas brincadeiras para ensinar este tipo de coisa, da forma mais divertida possível.             O parque infantil é propício para a brincadeira de faz-de-conta, é nele que a criança fica livre para imaginar e criar, de forma lúdica, as mais diversas brincadeiras, expressando seus sentimentos, sua forma de ver o mundo.     No espaço do parque a criança amplia suas escolhas, seu repertório de ações, sente-se livre, autônoma, criativa, desenvolve suas habilidades motoras, relações sociais, interativas, afetivas e interpessoais como a amizade e a solidariedade.     No momento do parque infantil a criança procura demonstrar seus sentimentos, sua imaginação, transformando fatos de sua realidade em brincadeiras de faz-de-conta. A mesma fica livre para se expressar e representar suas vivências. No parque infantil a criança tem sua capacidade de escolha mais ampliada, podendo escolher os brinquedos que deseja por ser um ambiente aberto, cria através do faz-de-conta, brincando de maneira livre e tento o mundo em suas mãos, ela interage com o meio, com outro, faz trocas de experiências, relata e representa o que vive e sua cultura. O faz-de-conta contribui para uma formação sólida da criança para sua vida em sociedade, para sua construção quando cidadão. No momento do parque é que o diálogo, a linguagem e certas regras como aprender esperar sua vez e os cuidados com o corpo se sobressaem.
            As crianças do berçário I acompanhadas pelos seus professores fazem das brincadeiras no parque um momento de desafios onde cada criança vai em busca de novas descobertas desenvolvendo assim suas capacidades de aprendizagem.

Reportagens publicadas no jornal


BERÇÁRIO I

A primeira infância é uma etapa onde a criança é dominada por instintos e reflexos que possibilitam as primeiras adaptações ao ambiente e aos adultos que se relaciona. Os primeiros anos de vida caracterizam-se uma constante busca de relações com as pessoas, os objetos e o ambiente.
A participação da família é fundamental para que a criança estabeleça vínculos pois nesta fase da vida os olhares, os sorrisos, os toques, as conversas e as rotinas de higiene e alimentação são fatores que proporcionam grandes aprendizagens.
Visando a integração entre o CEI e a família, o BERÇÁRIO I enviou aos pais uma pesquisa com a finalidade de identificar qual o personagem do SÍTIO DO PICA PAU AMARELO que a família mais aprecia. Também foi solicitado aos pais que desenhassem ou enviassem uma gravura do personagem preferido.  





                       

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Berçário II


Dia 22 de agosto é comemorado o dia do folclore, por isso no decorrer deste mês foi trabalhado com os alunos do BII dois personagens do sitio do pica-pau amarelo: a cuca e o saci pererê.
A partir dos personagens exploramos cores, formas, textura dentre outras.  









segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Berçário III


JOSÉ BENTO RENATO MONTEIRO LOBATO, MAIS CONHECIDO POPULARMENTE COMO MONTEIRO LOBATO, APROPRIOU-SE DE FORMA BRILHANTE DE INÚMEROS ELEMENTOS FOLCLÓRICOS PARA COMPOR SUAS HISTÓRIAS E A GRANDE MAIORIA VIVE NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, UM LUGAR MÁGICO ONDE TUDO PODE ACONTECER.
OS ALUNOS DO BERÇÁRIO III FORAM APRESENTADOS À ESSES PERSONAGENS MÁGICOS QUE DE FORMA LÚDICA DESENVOLVEM DIFERENTES HABILIDADES.
NUM PRIMEIRO MOMENTO FOI LIDA EM SALA DE AULA A HISTÓRIA DO SACI PERERÊ, DEPOIS APRENDEMOS MÚSICA:
SACI PERERÊ DE UMA PERNA SÓ
ELE PULA, ELE DANÇA E NINGUÉM TEM DÓ.
VEM CÁ SACI,
-NÃO VOU NÃO.
VEM CÁ SACI, ME DÁ UM ABRAÇO DE CORAÇÃO.




BRINCANDO COM A MÚSICA SACI PERERÊ ESTIMULA-SE O RITMO, EXPRESSÃO, EQUILÍBRIO E MEMORIZAÇÃO, ALÉM DA SOCIALIZAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS.
AS CRIANÇAS DO BERÇÁRIO III, ALÉM DE BRINCAREM COM A MÚSICA SACI PERERÊ, AJUDARAM ORALMENTE AS PROFESSORAS A ESCREVÊ-LA NO PAPEL PARDO.



QUEBRA CABEÇA DA CUCA ESTIMULANDO A COORDENAÇÃO MOTORA.






segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Maternal



O SITIO DO PICA - PAU AMARELO

É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias infantis, pois através delas irá desenvolver a competência de saber ouvir, contar e recontar histórias, além de descobrir que por trás delas há um vasto mundo de conhecimentos a serem explorados. Segundo Fanny Abramovich “(...) Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser um leitor, e serleitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo (...)”.
Para explorar este mundo maravilhoso da literatura, as turmas do CEI Rosa Branco optaram por explorar os contos de um grande autor brasileiro Monteiro Lobato em seu SÍTIO DO PICA – PAU AMARELO.
A turma do maternal fez uma retomada da vida do autor José Bento Renato Monteiro Lobato , para descobrir de onde surgiu a ideia de criar o Sitio do Pica - Pau Amarelo e, descobriu que Monteiro Lobato escreveu primeiro o conto  "A menina do narizinho arrebitado" e depois "Reinações de narizinho", “ Caçadas de Pedrinho”, e “ o Pica - Pau Amarelo” , dentre estas obras os vários personagens que fazem parte deste sitio que encanta a todos.
Em sala após explorarmos os personagens, conversamos sobre como criar uma história e confeccionamos um livro com história criada pelas crianças que recebeu o nome de “O Leão Fred e o Bebê”.
Partindo daí cada criança juntamente com seus familiares irá confeccionar um livro para uma exposição no CEI.
Assistimos aos primeiros episódio do sítio gravados em 1977, e aos episódios da série moderna gravada em 2001.