segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SOU CRIANÇA

“ É através da brincadeira que a criança experimenta, descobre, cria e exercita suas habilidades tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, através da atividade lúdica que ela estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança , proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração da atenção” (Referencial Curricular V2)

Justificativa: A proposta deste projeto visa desenvolver com as crianças brinquedos e brincadeiras, que já não são mais usadas pelas crianças de hoje, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por essas brincadeiras, possibilitando as crianças conhecimento de que o brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.


Objetivo Geral: Reconhecer a importância e a valorização das brincadeiras e brinquedos que fazem parte da nossa cultura.

Objetivos Específicos
  • Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família
  • Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade,
  • Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça e autoestima
  • Reaproveitar materiais usados, sucatas para a construção de brinquedos
  • Aprimorar a motricidade fina, através de trabalhos manuais e manuseio de materiais

Desenvolvimento

  • Confecção de bola de meia, peteca de papel
  • Cantigas de roda ( ciranda-cirandinha, marcha soldado, roda cutia)
  • Confecção de pé de lata, bilboquê, catavento, pipa, telefone sem fio, boneca de pano
  • Roda de leitura
  • Brincadeiras (estátua, amarelinha, dança da cadeira)
  • Trabalhar com a letra do nome de cada criança, colocando EVA picado
  • Dramatização de cantigas
  • Jogos de encaixe
  • Brincadeiras de faz de conta com panelinhas, bolsas, bonecas, carrinhos
  • Jogar bola, balões
  • Massa de modelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário