“ É através da brincadeira que a criança experimenta, descobre, cria e exercita suas habilidades tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, através da atividade lúdica que ela estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança , proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração da atenção” (Referencial Curricular V2)
Justificativa: A proposta deste projeto visa desenvolver com as crianças brinquedos e brincadeiras, que já não são mais usadas pelas crianças de hoje, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por essas brincadeiras, possibilitando as crianças conhecimento de que o brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
Objetivo Geral: Reconhecer a importância e a valorização das brincadeiras e brinquedos que fazem parte da nossa cultura.
Objetivos Específicos
- Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família
- Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade,
- Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça e autoestima
- Reaproveitar materiais usados, sucatas para a construção de brinquedos
- Aprimorar a motricidade fina, através de trabalhos manuais e manuseio de materiais
Desenvolvimento
- Confecção de bola de meia, peteca de papel
- Cantigas de roda ( ciranda-cirandinha, marcha soldado, roda cutia)
- Confecção de pé de lata, bilboquê, catavento, pipa, telefone sem fio, boneca de pano
- Roda de leitura
- Brincadeiras (estátua, amarelinha, dança da cadeira)
- Trabalhar com a letra do nome de cada criança, colocando EVA picado
- Dramatização de cantigas
- Jogos de encaixe
- Brincadeiras de faz de conta com panelinhas, bolsas, bonecas, carrinhos
- Jogar bola, balões
- Massa de modelar
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